Atividade física está recomendada para pessoas com asma

Você sabia que quem tem asma pode e deve fazer exercício físico? A doença estando controlada, ou seja, sem crises, o paciente deve ter como meta diária ou, pelo menos, entre 3 e 4 vezes na semana, a prática de exercícios físicos.

Natação, corrida, musculação, enfim, não existe a modalidade ideal. A melhor é aquela que a pessoa esteja mais adaptada e que seja, ao mesmo tempo, prazerosa, caso contrário, o paciente não dará continuidade.

A asma atinge cerca de 20% das crianças do Brasil. São 2 mil mortes de adultos e crianças por ano, e a falta de informação é um dos fatores que mais contribuem para os óbitos por asma, doença respiratória que está entre as mais prevalentes do mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que 235 milhões de pessoas sofram de asma.

A orientação é que as atividades esportivas sejam realizadas sempre ao livre, longe de alérgenos como ácaro, por exemplo.

Importante saber que qualquer prática de atividade física deve ser feita com orientação correta, que envolva profissionais capacitados. Mas atenção: os exercícios físicos são contraindicados durante crises de asma.


José Leonardo
Sardenberg é especialista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).